Aventuras Fantásticas - Fighting Fantasy: Como Jogar? | RPGMaisBarato
/BLOG

Aventuras Fantásticas - Fighting Fantasy: Como Jogar?

publicado 06 de Agosto de 2018

Aventuras Fantásticas são livros-jogos muito famosos há mais de 35 anos. Muitos jogadores de RPG de hoje em dia começaram a sua imersão no mundo da fantasia e interpretação com as tão famosas Aventuras Fantásticas  (ou Fighting Fantasy, no original).

Mas o que são essas Aventuras Fantásticas, livros-jogos, Fighting Fantasy...? Bom, se você nunca ouviu falar neles, vamos te contar a história desde o princípio. Ajuste sua máquina do tempo para o ano de 1982 e vem com a gente...

Antes de começarmos, vamos te explicar as nomenclaturas aqui expressas para evitar que você fique confuso e perdido no meio do caminho:

  • Fighting Fantasy: É a série de livros-jogos criada por Ian Livingstone e Steve Jackson.
  • Aventuras Fantásticas: É nome dado aqui no Brasil para a série Fighting Fantasy.
  • Livro-jogo: também conhecido como "aventura solo" é uma obra de ficção, que permite que o leitor participe da história, fazendo escolhas eficazes. São aventuras de RPG para se jogar solo, sem a necessidade de um grupo ou mestre.

Agora que já explicamos um pouco as coisas, vamos lá

Como jogar Aventuras Fantásticas

Se você era nascido nos anos 80 ou 90, provavelmente já jogou ou ouviu falar das Aventuras Fantásticas. Mas... se você nunca ouviu falar, ou nasceu bem depois dessa época, nós vamos te explicar como esses livros-jogos funcionam e como jogar.

Primeiro, queremos que assista o vídeo a seguir. Ele é um trecho de um episódio da série The Big Bang Theory, e nesse episódio Sheldon está jogando em seu computador um jogo identico às Aventuras Fantásticas, a única diferença é que ele está jogando em seu computador, e não em um livro. Preste atenção ao vídeo que você de cara já vai entender como jogar os livros-jogos Aventuras Fantásticas.

Agora nós vamos mostrar o trecho do livro-jogo Ossos Sangrentos. Note a semelhança no modo de jogar entre o vídeo e o trecho do livro-jogo de Aventuras Fantásticas a seguir.

Ossos Sangrentos - Aventuras Fantásticas

Notou a semelhança?

Para jogar os livros-jogos da série Aventuras Fantásticas você basicamente irá tomar decisões com base nas alternativas que forem sendo dadas a você, como na vida real mesmo. As escolhas que você faz dentro da história é que vai determinar o final dela. Mas cuidado, escolhas ruins podem levar o seu personagem à morte, resultando no fracasso da sua aventura!

O que preciso para jogar?

Para jogar Aventuras Fantásticas você só precisa de quatro coisas:

  1. O livro da aventura (obviamente).
  2. Dois dados de 6 lados (2d6).
  3. Um lápis ou caneta.
  4. E uma folha para anotações.

Pronto, se você tem isso é o que precisa para jogar, o resto ficará por conta da sua imaginação!

As aventuras são realmente bem simples em sua mecânica. Ao longo da história, você precisará apenas realizar alguns testes de sorte ou batalhar com monstros, ambas as situações são explicadas no início de cada livro, e são bem simples de serem executadas.

Onde comprar?

E aí, ficou curioso e com vontade de jogar as Aventuras Fantásticas? Então corre lá na nossa loja rpgmaisbarato.com e garante logo os seus livros de Avebturas Fantásticas e outros Livros-Jogos também. Temos certeza que você vai ficar viciado em todos eles! ;D

×