Aventuras Fantásticas - Fighting Fantasy: Como e Quando Surgiram? | RPGMaisBarato
/BLOG

Aventuras Fantásticas - Fighting Fantasy: Como e Quando Surgiram?

publicado 01 de Agosto de 2018

Aventuras Fantásticas são livros-jogos muito famosos há mais de 35 anos. Muitos jogadores de RPG de hoje em dia começaram a sua imersão no mundo da fantasia e interpretação com as tão famosas Aventuras Fantásticas  (ou Fighting Fantasy, no original).

Mas o que são essas Aventuras Fantásticas, livros-jogos, Fighting Fantasy...? Bom, se você nunca ouviu falar neles, vamos te contar a história desde o princípio. Ajuste sua máquina do tempo para o ano de 1982 e vem com a gente...

Antes de começarmos, vamos te explicar as nomenclaturas aqui expressas para evitar que você fique confuso e perdido no meio do caminho:

  • Fighting Fantasy: É a série de livros-jogos criada por Ian Livingstone e Steve Jackson.
  • Aventuras Fantásticas: É nome dado aqui no Brasil para a série Fighting Fantasy.
  • Livro-jogo: também conhecido como "aventura solo" é uma obra de ficção, que permite que o leitor participe da história, fazendo escolhas eficazes. São aventuras de RPG para se jogar solo, sem a necessidade de um grupo ou mestre.

Agora que já explicamos um pouco as coisas, vamos lá descobrir como tudo começou!

O nascimento das Aventuras Fantásticas

Em 1975 John Peake, Ian Livingstone e Steve Jackson fundaram a empresa Games Workshop, que originalmente fabricava jogos de tabuleiro, e que mais tarde se tornaria a editora britânica do tão famoso jogo de RPG Dungeons & Dragons, ou D&D para os mais íntimos.

John Peake, Ian Livingstone e Steve Jackson - Games Workshop
John Peake, Ian Livingstone e Steve Jackson na Games Workshop.

A primeira publicação (1982 a 1995)

Cinco anos após a criação da empresa Games Workshop, dois dos fundadores se juntaram e tiveram a ideia de lançar um livro-jogo que misturasse o RPG com o conceito de livros-jogos interativos que já existiam desde 1960-1970. Foi então que, em agosto de 1982 Ian Livingstone e Steve Jackson lançaram seu primeiro livro-jogo, O Feiticeiro da Montanha de Fogo, que teve uma tiragem de apenas 20 mil livros, e pasmem, o sucesso foi tão grande que em poucas semanas as prateleiras das livrarias já estavam vazias!

Ian Livingstone e Steve Jackson
Ian Livingstone e Steve Jackson.

Com esse grande sucesso, a certeza era uma só, as pessoas haviam adorado esse novo modo de jogar RPG, e para Ian Livingstone e Steve Jackson, a jornada só estava começando. Em 1983 mais dois livros-jogos foram adicionados à série Aventuras Fantásticas, foram eles: A Cidadela do Caos e A Floresta da Destruição. Nesse ponto, a coleção já estava consolidada no mercado, era um sucesso tão grande que durante treze anos dezenas de novas aventuras foram publicadas, totalizando 59 livros-jogos (também de outros autores) compondo a série Aventuras Fantásticas.

Livros-Jogos Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy)
Alguns dos livros da 1ª publicação (1982 a 1995)

Durante os primeiros treze anos foram vendidos mais de 15 milhões de livros, e a série alcançou a marca de best-seller. Infelizmente, mesmo com tamanho sucesso, em 1995 a série foi cancelada, com sua última aventura publicada sendo Curse of the Mummy (A Maldição da Múmia).

A segunda publicação (2002 a 2007)

Sete anós após o triste cancelamento da série, em 2002, a editora britânica Wizard Books adquiriu os direitos da série Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy), publicando edições revisadas e modernizadas dos principais livros da série. Inicialmente apenas livros escritos pelos fundadores Ian Livingstone e Steve Jackson foram publicados pela editora. Após 10 anos sem lançamentos, em 2005 um novo título foi publicado: Eye of the Dragon (O Olho do Dragão), escrito por Ian Livingstone. 

Em 2007 a editora Wizard Books, em comemoração aos 25 anos da série Aventuras Fantásticas, publicou uma edição especial de The Warlock of Firetop Mountain (O Feiticeiro e a Montanha de Fogo), que foi o primeiro livro da série, como falamos no começo. Nesse período, de 2002 a 2007, um total de 29 livros da série Aventuras Fantásticas foram publicados pela editora, e em 2007 as publicações pararam mais uma vez.

A terceira publicação (2009 a 2012)

Dois anos depois, em 2009, a Wizard Books resolveu retomar a publicação das aventuras. Nessa nova reimpressão, novamente os livros tiveram suas artes refeitas, e inclusive o tamanho do livro foi aumentado em comparação com o tamanho original deles. Essa nova publicação durou bem menos que a promeira feita pela editora, apenas três anos, de 2009 a 2012. Nesse período, além da reimpressão de alguns dos clássicos anteriores, três novos títulos foram incorporados à série Aventuras Fantásticas, um deles foi o Blood of the Zombies (Sangue de Zumbis), que foi lançado para comemorar 30º aniversário da série.

Livros-Jogos Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy)
Alguns dos livros da 3ª publicação (2009 a 2012)

Publicações atuais

Depois de cinco anos sem nenhuma nova aventura ou publicação, a série teve seu ressurgimento através da editora Scholastic em 2017. Em agosto daquele mesmo ano, um novo livro foi publicado pela editora, trata-se de The Port of Peril, escrito por Ian Livingstone. O livro foi lançado em comemoração aos 35 anos da série Aventuras Fantásticas.

Em 2018, a França recebeu algumas edições especiais da série em comemoração aos 35 anos do seu lançamento.

Aventuras Fantásticas no Brasil

Aqui no Brasil a série teve uma adaptação feita para o sistema d20 e publicada pela Caladwin Editora. Ela publicou  O Feiticeiro da Montanha de Fogo em 2006 e As Cavernas da Bruxa da Neve em 2008.

Em 2009 a série de livros-jogos Aventuras Fantásticas começou a ser publicada pela a editora Jambô em seu formato original, e estão sendo publicadas até hoje. As publicações da editora contam com novas artes de capa.

Alguns dos livros da publicação nacional (2009 - atualidade)

Embora nem todos os livros tenham sido traduzidos e publicados pela editora, afinal são dezenas deles, constantemente eles publicam um título da série. Até o momento em que este artigo foi escrito. a editora já publicou um total de 19 livros da série. São eles:

Onde comprar?

E aí, ficou com vontade de jogar as Aventuras Fantásticas? Então corre lá na nossa loja rpgmaisbarato.com e garante logo os seus livros de Avebturas Fantásticas e outros Livros-Jogos também. Temos certeza que você vai ficar viciado em todos eles! ;D

×