Bárbaro - guia de classe - D&D 5.0

Resenhas Dicas D&D
publicado 03 de Setembro de 2018

Ei Mestre uuurg! Essa semana vamos falar de personagens que dão muita porrada, focados no combate e em destruir. Personagens com muita adrenalina que estão sempre putos com tudo. Isso mesmo, estou falando dos bárbaros.

Características e habilidades

Bárbaros são guerreiros tribais rústicos e naturais, geralmente vivem em clãs ou tribos, em lugares selvagens onde a força bruta e a coragem são parâmetros de liderança.

Bárbaros tem Força e Constituição como suas principais características, a maioria dos jogadores preferem colocar mais pontos em Força (incluindo o próprio manual), mas a Constituição está ligado diretamente aos pontos de vidas, ou seja, mais necessário para a sobrevivência do seu personagem. Recebem 12 pontos de vida no 1º nível e o seu dado de vida é o d12, o mais alto do jogo.

Bárbaros podem optar por focar em Carisma para usar Intimidação ou até mesmo Persuasão, ou forcar em Sabedoria para Lidar com Animais e ter uma Percepção melhor. Raramente usam Inteligência, porque Bárbaros não tem nenhuma instrução e Destreza porque a vida na selva precisa é de força bruta.

Sua habilidade mais característica é a FÚRIA, que adquiri. No seu turno você pode gastar uma ação bônus para entrar em fúria, e ela concede alguns benefícios como, vantagem em testes de Força e testes de resistência de Força, Resistência contra danos físicos e um bônus nas rolagens de dano segundo a tabela do bárbaro. Ainda no nível 1 você recebe Defesa em Armadura, que é um fórmula de cálculo da CA somando 10 + Destreza + Constituição.

No 5ª nível o Bárbaro ataca duas vezes e seu deslocamento aumenta 3m. No 7º você recebe vantagem na iniciativa o que te torna mais mortal ainda. No 9ª seu crítico fica mais forte. No 11ª, 15ª e 18ª sua Fúria é aprimorada.

Quando atinge o 2º nível, vira uma máquina. Você recebem +4 em Força e Constituição e pode ter no máximo 24 em cada característica. O que deixa com valores muito acima da média.

Pontos fortes

Os pontos fortes do bárbaro, são sua resiliência, com muitos pontos de vida e a capacidade de causar muito dano. Ideal para jogadores que gostam de combate, e ainda mais, que gostam de vencer os combates.

Pontos fracos

Bárbaros não são personagens muito sociáveis ou de conversa, não são bons investigadores e o método que usam para desarmar armadilhar é com o corpo, tanto que no 2º nível recebe Sentido do Perigo que ajuda bastante em algumas situações. Bárbaros geralmente não usam armaduras e não sabem usar nenhuma ferramenta. E por fim, não podem conjurar magias em fúria, o que atrapalha um pouco se for um conjurador.

Otimização do Bárbaro

Uma dica que eu te dou é escolher uma raça que dá bônus em suas principais características, como Anão da Montanha (+2 em cada), Humano (bônus em todas ou em duas), Draconatos (+2 em Força), Meio-Orc (+2 em Força e +1 em Constituição).

No 3º Nível o Bárbaro recebe seu Caminho Primitivo, que pode ser o Caminho do Furioso que é focado na Habilidade Fúria, causar mais dano e intimidação quase passiva. A outra opção é o Caminho do Guerreiro Totêmico, mais ligado a natureza. O Bárbaro deve escolher um totem animal e ganha algumas vantagens específicas de cada totem, como o do urso que deixa o bárbaro mais resistência ainda.

Com a raça e o arquétipo escolhido, falta agora bons talentos. Geralmente os jogadores preferem maximizar a Força e Constituição não ligando muito para isso. Mas, Existem alguns talentos que são indispensáveis: Alerta, para melhorar ainda mais sua iniciativa; Matador de Conjuradores, porque você não quer que um mago controle o seu Bárbaro; Mestre do Escudo, já que você vai preferir a Defesa sem Armadura; Resistênte ou Robusto, para melhorar seus pontos de vida.

Opções de multiclasse

Existem algumas classes combinam com as habilidades do Bárbaro, como por exemplo unir o Furioso com os treinamentos marciais de um Guerreiro, ou as habilidades de Destruição Divina do Paladino. Combinar as habilidade naturais com Druidas ou Ranger melhoram as habilidades do Guerreiro Totêmico. Só não esqueça que o Bárbaro não usa magias em fúria. Bárbaros no geral pode escolher Clérigos da Guerra, Natureza ou da Tempestade, ambos usam Força como suas características principais.

Builds diferenciadas

Caso você queira fazer um bárbaro fora do comum aqui vai algumas dicas. Um bárbaro focado em Destreza e Constituição, maximizando a característica Defesa sem Armadura. Multiclasse com Ladino Assassino já que sua habilidade Instinto Selvagem da vantagem na iniciativa, melhora a chance de causar um crítico com a Habilidade Assassinar.

E por ultimo e mais diferente um Bárbaro focado em Constituição e Carisma, usando as habilidades de proteção combinado com alguma classe conjuradora com Bruxo ou Feiticeiro.

Dicas de interpretação

Bom nem só de dano vive o RPG, na hora de interpretar seu bárbaro não esqueça que eles tem um vocabulário limitado, geralmente não formam frases muito bem. Estão sempre zangados e mal humorados a menos que estejam matando alguma coisa, e sempre são corajosos.

Em relação aos mais fracos, dependendo da sua tendência, você pode ter uma postura mais paterna protegendo os mais fracos que você, ou feroz, apenas os fortes sobrevivem e os fracos devem ser exterminados ou escravizados.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenha gostado.

Leia também:
Dragão Vermelho - D&D 5e
publicado 04 de Junho de 2019
Certamente o mais icônico dos dragões de Dungeons & Dragons, o dragão vermelho é também o mais poderosos dentro os dragões cromáticos. Confira as características e ficha completa desse ícone de D&D 5.
Condições em D&D 5e + PDF
publicado 19 de Maio de 2019
Em D&D 5, as condições alteram as capacidades de uma criatura das mais diversas maneiras e surgem como resultado de uma magia ou outro efeito. Mas você conhece e sabe usar todas elas?
Perícias em D&D 5e + PDF
publicado 07 de Abril de 2019
Na 5ª edição de D&D, se comparada com as anteriores, as perícias foram muito resumidas, deixando elas ainda funcionais mas sem fazer com que sejam atributos complexos de se administrar na ficha.
25 Poções Mágicas para D&D 5e + PDF
Resenhas Dicas Downloads D&D
publicado 26 de Março de 2019
Neste artigo trouxemos o conteúdo de um guia com 25 poções mágicas para D&D 5e. Este conteúdo não é oficial, mas são poções muito interessantes que você pode facilmente adaptar à sua campanha.
Talentos em D&D 5e + PDF
Resenhas Dicas Downloads D&D
publicado 16 de Março de 2019
Em D&D 5e os talentos são um regra opcional, mas sem dúvida vale a pena pensar antes de descartá-los. Embora os arquétipos tragam muitas vantagens, os talentos podem ser um upgrade muito valioso.
Itens Mágicos em D&D 5e - lista completa + PDF (E)
Resenhas Dicas Downloads D&D
publicado 15 de Fevereiro de 2019
Itens mágicos em D&D 5e sem dúvida são uma das coisas mais cobiçadas pelos jogadores. De anéis que concedem proteções variadas, a poções que concedem efeitos salvadores, itens mágicos são essenciais!
Loja RPGMaisBarato
×