Bardo - Guia de Classe - D&D 5.0 | RPGMaisBarato
/BLOG

Bardo - guia de classe - D&D 5.0

Dicas Resenhas D&D
publicado 14 de Setembro de 2018

Ei Mestre! Seguindo com nossa série de matéria falando sobre as classes. Hoje vamos falar do BARDO. Simples e de boa, quem não gosta de um bardo, todos amam, eles animam o rolê. Bardos são músicos, contadores de histórias, bobos da corte entre outros, mas, isso é o que eles aparentam ser, por baixo dos panos espionam e maquinam, mesclando suas magias na música ou em outras performances artísticas.

Os bardos são os personagens mais versáteis do jogo, podem ser suportes, podem ser especialistas, podem ser atacantes, sim, podem ser atacantes (vou te explicar mais abaixo na Otimização de Bardo) podem ter apenas uma função ou podem mesclar duas funções muito bem.

Para saber mais sobre os tipos de personagens, confira o nosso artigo sobre Personagens e Atributos.

Características e habilidades

Bardos tem Carisma e Destreza como suas principais características, o que deixam eles com uma vantagem na interação social e um valor elevado na Classe de Armadura. Seu dado de vida é o d8, tome cuidado porque Bardos são feitos para combates, caso ocorra, tente evitar a linha de frente e se esconda atrás do mago ou clérigo mais próximo.

Bardos tem uma opção de escolher 3 perícias qualquer, o que deixa ele com muitas possibilidades, combinado com isso você escolhe a melhor caraterística para ser a sua terceira melhor. Para perícias de conhecimento escolha Inteligência, para perícias de exploração escolha Sabedoria ou para ganhar uma vida extra escolha Constituição.

Sua habilidade mais característica é a INSPIRAÇÃO DE BARDO, que adquiri no primeiro nível. Você pode inspirar seus aliados com música ou palavras de ânimo. Nos próximos 10 minutos um aliado a sua escolha ganha 1 dado extra indicado na tabela do Bardo que pode ser usado para somar em uma rolagem de d20 a escolha dele. Por exemplo, vou atacar o chefão e somo meu dado na rolagem de ataque, ou vou fazer um teste muito importante, somo meu dado nessa rolagem. Você pode usar essa habilidade um número de vezes igual ao Mod. de Carisma e recupera os usos com um descanso longo. No nível 5 passa a recuperar com um descanso curto, e no nível 20 se você gastar todas as inspirações quando você rolar a iniciativa você pode recuperar um uso.

Bardos também podem conjurar magias, todas as classes mágicas têm uma lista fechada e característica, mas, o Bardo não. A lista de magias do Bardo conta com magias de cura e suporte, ataque e proteção, o que dá ainda mais versatilidade. E no nível 2 ele ganha uma habilidade que se chama Versatilidade que soma metade da proficiência em teste de habilidade que você normalmente não somaria.

No nível 3 o Bardo escolhe 2 perícias que ele tenha e dobra a sua proficiência.

Pontos fortes

Os pontos fortes do Bardo são seus altos valor de perícia principalmente sociais, o que torna ele o personagem que irá resolver aquele embate social, sem violência, vai pechinchar a venda daquele item, vai enganar aquele guarda e etc. Por fim, suas magias de suporte, que servem tanto para ajudar seus aliados, quanto para atrapalhar seus inimigos.

Pontos fracos

Bardos não tem habilidades combativas, e poucos pontos de vida. Se separados do grupo, pode ficar em apuros com combates muito longos.

Otimização do Bardo

A primeira coisa é a escolha da raça, Bardos podem ser feitos com qualquer raça, mas escolha as que dão bônus em suas principais características como Hlaflings ou Elfos, ou então Humanos e meio-Elfos para melhorar sua versatilidade.

No nível 3 o Bardo escolhe um Colégio, que pode ser do Conhecimento que te dá mais perícia ainda, magias adicionais, e novas formas de atrapalhar seus oponentes. E o colégio da Bravura que te deixa usar armaduras pesadas, ganha ataque extra, e algumas habilidades em combate.

Como Bardos tem muitos bônus em perícias geralmente você maximiza o Carisma ou pode pegar talentos que aprimorem suas características. No geral há inúmeras possibilidades para se montar um Bardo, imagine como você quer ser bardo, mais combativo pegue os talentos Ambidestro, por que geralmente o bardo usa armas leves, agora você usa duas armas e ainda ganha um bônus na Classe de Armadura, Especialista em Besta ou Atirador aguçado se for atacar de longe, Conjurador de Batalha para usar melhor suas magias de suporte no campo de batalha. Mais especialistas pegue o talento Ator ou Líder Inspirador, e também Duelista Defensivo, para melhorar suas chances no combate, o talento Curandeiro para suportes.

Opções de multiclasse

Existem algumas classes combinam com as habilidades do Bardo por exemplo Ladinos ou Patrulheiros que tem seu foco em Destreza, vão deixar seu Bardo ainda mais versáteis ou Paladino que tem um foco em Carisma e são bons combatentes para Bardos do colégio da Bravura. Feiticeiros e Bruxos usam Carisma para conjurar magias assim como Bardos o que expande muito a sua lista de magias. Como já falamos diversas vezes Bardo é um personagem versátil então não depende de outras classes, apenas uma boa escolha de magias e talentos são suficientes.

Builds diferenciadas

Caso você queira fazer um Bardo fora do comum aqui vai algumas dicas. Combinar seus valores elevados de perícias com as habilidades de Druida e ser um adestrador de animais. Ou um Bardo/Clérigo ateu charlatão, que por onde passa vende seus falsos milagres e seus unguentos que geralmente não curam nada.

Dicas de interpretação

A melhor parte em se ter um Bardo, geralmente você jogador tem que ser extrovertido e falante. Bardos são personagens muito sociáveis, conversam com tudo e todos, são divertidos, extravagantes, chama a atenção por onde passam.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado.

×