Introdução ao D&D 5.0 - Personagens e Atributos | RPGMaisBarato
/BLOG

Introdução ao D&D 5.0 – Personagens e Atributos

publicado 15 de Julho de 2018

Conceitos Básicos

Primeira coisa que você deve aprender, é: RPG é um jogo em equipe – não uma competição para saber quem é o mais forte (pode haver esse tipo de rivalidade, mas esse não é o foco).

Um grupo de aventureiros padrão deve ter em torno de 4 à 6 personagens. Esses personagens terão algumas funções básicas para a sobrevivência do grupo, que são elas:

Tipos de personagens

Tanque

Em D&D 5.0 geralmente o tanque é um personagem sem muitas perícias ou magia, e o seu foco é causar muito dano e aguentar muita porrada (como o nome sugere). Geralmente esses personagens realizam poucos ataques, mas quando fazem são quase letais. O tanque também tem a função de proteger o suporte e o especialista em combate.

Exemplos de classes para tanque: Bárbaro (sem dúvida), Guerreiro, Clérigo (que use armadura pesada) e Paladino.

Atacante

Não confunda atacante com tanque, são diferentes.

Em D&D 5.0 o atacante geralmente é um combatente complementar ao tanque, pois, usa vários ataques por turno ou ataques em área e até ataques à distância. Com sua gama de possibilidades, atacantes geralmente auxiliam o tanque na hora de enfrentar o chefão, matando seus inúmeros lacaios. Os atacantes possuem uma gama limitada de perícias, mas compensam isso com uma boa iniciativa ou então com algumas magias na manga.

Exemplos de classes para atacante: Guerreiro, Ranger, Monge, Paladino, Bruxo, Mago, Feiticeiro.

Especialista

O especialista é o mais versátil de todos os tipos de personagens em D&D 5.0. O especialista é o cara das perícias, sempre ataca escondido ou à distância. Desarma armadilhas, abre portas secretas e ainda descola aquela informação secreta. Tem uma gama alta de perícias e habilidades complementares.

Exemplos de classes para especialista: Bardo, Ladino, Ranger.

Suporte

E por último, mas não menos importante, o suporte, a poção de cura ambulante. Em D&D 5.0 suportes são personagens que ajudam o seu grupo ou atrapalham os inimigos, geralmente usando magias. O suporte é fundamental em um grupo, principalmente quando o mestre prepara vários encontros em sequência.

Exemplos de classes para suporte: Clérigo, Paladino, Bardo, Ladino, Mago, Bruxo.

Grupo ideal

Um grupo bem estruturado precisa desses quatro elementos. Geralmente um personagem pode ser apenas tanque com um Bárbaro com Força e Constituição ao máximo ou um Clérigo da Guerra que causa um dano razoável e ainda cura um aliado no mesmo turno.

Obs.: Lembre-se que se você quer matar, roubar e destruir não faça um Bardo para competir com o Guerreiro do grupo – você vai se frustrar.

Atributos

O D&D 5.0, como qualquer bom RPG baseado no sistema d20, possui 6 atributos. Eles são a base de toda ficha. Todas as suas outras habilidades se ramificam a partir dos atributos, então, aqui vai uma DICA MATADORA (isso se você quiser montar uma boa building): Cada personagem terá dois atributos que você focará e um atributo que não será tão importante. Geralmente esse atributo é o que você vai usar menos. Inteligência para Bárbaros e Clérigos, Força para Magos e Feiticeiros e assim por diante. Tome muito cuidado com o atributo Constituição, nunca, em hipótese nenhuma, ele deverá ser o seu pior atributo. Se ele não estiver entre os seus dois atributos prioritários, coloque a Constituição como a próxima (ou de terceira) importância.

Agora vou dar uma pincelada nos atributos e quais perícias estão relacionadas a eles e alguns talentos que melhoram esses atributos.

Força

A força é um atributo usado para as jogadas de ataque e dano corpo-à-corpo, como pré-requisito de armaduras pesadas e armas grandes e na capacidade de carga. Aplica-se na perícia Atletismo.

Os talentos de D&D 5.0 que aumentam a força são: Agilidade rasteira, atleta, bem descansado, especialista em briga, maestria em armadura pesada, mestre de armas, musculoso, proteção leve, proteção moderada, proteção pesada.

Destreza

A destreza é um atributo usado para as jogadas de ataque e dano à distância. Aplica-se nas perícias Acrobacia, Furtividade e Prestidigitação.

Os talentos de D&D 5.0 que aumentam a destreza são: Acrobata, arrombador, atleta, dedos rápidos, furtivo.

Constituição

A constituição é um atributo usado para os pontos de vida.
Os talentos de D&D 5.0 que aumentam a constituição: Especialista em briga, gourmand, resistente.

Inteligência

A inteligência é um atributo usado para as jogadas de ataque e CD (classe de dificuldade) das magias. Aplica-se nas perícias Arcanismo, História, Investigação, Natureza, Religião.

Os talentos de D&D 5.0 que aumentam a inteligência são: Alquimista, arcanista, historiador, investigador,  mente afiada, naturalista, observado, poliglota, teólogo.

Sabedoria

A sabedoria é um atributo usado para as jogadas de ataque e CD (classe de dificuldade) das magias. Aplica-se nas perícias Adestrar Animais, Intuição, Medicina, Percepção, Sobrevivência.

Os talentos de D&D 5.0 que aumentam a sabedoria são: Domador de animais, Médico, observado, perceptivo, sobrevivente.

Carisma

O carisma é um atributo usado para as jogadas de ataque e CD (classe de dificuldade) das magias. Aplica-se nas perícias Atuação, Enganação, Intimidação, Persuasão.

Os talentos que aumentam o carisma são: Ameaçador, artista, ator, diplomata, eloquente, líder inspirador, mestre do disfarce.

Otimização na prática

Hora de colocar a mão na massa, então pegue papel e caneta e vamos criar alguns personagens. Escolha se o seu personagem terá o foco em apenas um conceito ou se vai dividir sua building em dois conceitos. Isso acontece com frequência quando há poucos jogadores na mesa, então geralmente os jogadores dividem seus personagens em dois conceitos, o mais comum são atacantes acrescentarem outros conceitos juntos.

Após definido o conceito do seu personagem escolha bem suas duas principais características colocando os maiores valores nelas e menores valores nas características menos importantes. Dentre as duas principais, recomendo que, escolha uma para fazer a progressão.

Obs.: Alguns jogadores gostam de criar personagens Overpowers (bombados). Não é minha intensão ensinar isso para você, mas sim como tirar o maior proveito possível dos seus personagens. Use essas informações aqui com sabedoria.

Agora que você já sabe o básico de D&D 5.0, monte seu personagem e de quebra ajude seus amigos a montar os deles.

Nos encontramos rolando dados por ai, Bruno Almeida.

×