Druida - guia de classe - D&D 5e | RPGMaisBarato
/BLOG

Druida - guia de classe - D&D 5e

Resenhas Dicas D&D
publicado 23 de Outubro de 2018

Ei Mestre! Hoje vamos desbravar os mistérios mais escondidos, das florestas mais densas, hoje vamos falar dos Druidas.

Campeões naturais, usando tudo ao seu redor como auxilio para suas magias, e eles têm uma supremacia muito grande no ambiente natural.

Caso seu grupo não possua Clérigo, Druidas podem ser excelentes suportes com suas magias de cura, além de terem um alto valor no campo de batalha atrapalhando seus oponentes.

Características e habilidades

Druidas tem como características principais SABEDORIA, para usar suas magias e perícias, e CONSTITUIÇÃO, que é muito bom para os pontos de vida. Mas, eu sugiro CARISMA como uma característica principal no lugar ou tão importante quanto Constituição, que pode ser usado para interação com os animais.

Druidas tem o d8 com dado de vida, e suas resistências são Sabedoria e Inteligência, ótimos contra controles mentais e danos psíquicos. Possuem também proficiência com Kits de Herbalismo.

No nível 1 Druidas já recebem Truques e Magias Iniciais, Conjuração Ritual, que é uma habilidade boa para não gastar os espaços de magia nos primeiros níveis. Ele recebe também Druídico como idioma exclusivo. Você pode falar e deixar mensagens secretas para outros druidas.

No nível 2 aprende sua característica mais marcante FORMA ANIMAL, pode usar sua ação para assumir magicamente a forma de uma besta que você já tenha visto antes. Tem algumas limitações, mas usando sua criatividade pode ser a habilidade mais importante para o grupo. Você pode invadir lugares sem nem mesmo ser percebido ou pegar fortes oponentes despercebidos.

Druidas tem acesso aos seus círculos druídicos, que são sociedades separadas. Cada círculo dá ao Druida uma gama de habilidades diferentes:

  • Círculo da Terra: Focados em magia. Você ganha um truque adicional e magias extras dependendo do terreno escolhido. Recuperação Natural, que recupera seus espaços de magias. Caminho da Floresta, que ajuda na movimentação em espaços naturais. Proteção Natural, dá algumas imunidades e você não pode ser enfeitiçado ou amedrontado por elementais ou fadas. E Santuário Natural que te protege contra plantas e animais que te atacam.
  • Círculo da Lua: Focado em Forma Selvagem. Você pode usar Formas Selvagens mais fortes e como ação bônus. Ataque Primordial, seus ataques na forma animal passam a ser mágico. Forma Selvagem Elemental, você pode se como o nome diz em um elemental à sua escolha. Mil Formas, você pode usar a magia Alterar-se à vontade.

No nível 18 Druidas ficam quase imortais com sua Habilidade Corpo Atemporal e Magias das Bestas que te permite usar magias em forma animal. E no nível 20 pode usar Forma Animal sem limites de vezes.

Pontos fortes

Tudo relacionado à natureza, e quando o Druida está em meio à natureza. Sua gama de habilidades e magias, seja para viagens, perseguições, combates, funciona muito melhor no meio natural. Outro ponto forte como dito à cima é sua Forma Animal, que você deve usar sua criatividade para explorá-la ao máximo.

Pontos fracos

Druidas não se dão bem em lugares que não são selvagens ou naturais, então em cidades, principalmente capitais onde há área verde, pode ser uma grande desvantagem.  Uma coisa que não chega ser bem um ponto fraco, mas, como o druida é um campeão natural, o jogador deve ter alguns posicionamentos mais radicais em relação com a natureza. Isso pode gerar alguns conflitos até mesmo contra o próprio grupo.

Otimização do druida

Raça. Pense que Druidas são muito ligados à natureza, então escolhas raças que tenham uma aparência mais rústicas, como Elfos da Floresta ou Gnomos. Ou, raças que dão bônus na Sabedoria como Humanos ou Anões da Colina, que ainda aumenta a constituição.

Antecedente. A maioria dos Druidas são Forasteiros, mas outras opções é o Artesão da Guilda, focando nas criação do kit de Herbalismo. E uma terceira opção seria o Eremita, que tem uma pegada rústica também.

Dicas de talentos. Adepto Elemental para eleminar aquela resistência que o alvo possa ter. Investida Poderosa para usar em conjunto com a Forma Animal. No geral prefira aumentar seu valor de Atributo.

Dicas de magia: ALERTA!!! Se você pretende destruir todos os seus inimigos com magia, escolha outra classe de preferência ao Bruxo. Já fizemos uma análise sobre a classe Bruxo nesse artigo.

Caso o grupo não tenha um Clérigo escolha magias de cura. Magias que prendem vários alvos, como Crescer Espinhos, são muito úteis para combates contra várias criaturas. Escolha também algumas magias elementais fortes, como Convocar Relâmpago. Não se esqueça das magias que tem interações com animais, você é um druida e está no meio da floresta. E por fim, Druidas tem acesso ao Truque mais poderoso de ataque, Rajada de Veneno. Esse Truque não pode faltar ao seu arsenal, pois o Druida tem poucas opções de arma.

Opções de multiclasse

Mecanicamente Druidas podem ser complementos de outras classes conjuradoras, como Bruxo ou Feiticeiros, caso siga minha sugestão em focar no Carisma ao invés da Constituição. Mas, interpretativamente essas classes não tem muito apego a natureza. Patrulheiros e Monges podem ser boas combinações dando um foco maior ao combate e usando as Habilidades de Druida para complementar o controle de campo de batalha. E a mais poderosa, é a combinação das Habilidades do Bárbaros do Totem com o Druida da Terra, uma máquina em Fúria e Resistente. Veja nosso artigo sobre a classe Bárbaro.

Builds diferenciadas

Uma bild bem louca seria um Druida focado em Destreza e Sabedoria, usando as Habilidades Furtivas do Ladino e sua Forma Animal, seria o espião mais eficiente de todos.

Dicas de interpretação

Como já falamos diversas vezes nesse artigo, o foco do Druida é a natureza. Ele trata todos como se fossem seus irmãos e irmãs, então você deve usar todas as suas forças para proteger até o mais fraco dos insetos. Para Druidas mais Leais. Ou você pode adotar a postura mais Caótica, em que ainda deve proteger os mais fracos, mas, o que importa é a força, e o fraco deve ser a presa do mais forte.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado.

×