Feiticeiro - guia de classe - D&D 5e | RPGMaisBarato
/BLOG

Feiticeiro - guia de classe - D&D 5e

Dicas Resenhas D&D
publicado 30 de Outubro de 2018

Ei Mestre! Hoje vamos falar de pura magia, e não são os magos, mas sim dos Feiticeiros.

Muitos jogadores principalmente iniciantes confundem muito Magos com Feiticeiros. A diferença é, que Magos estudam magia, podem ser apenas criaturas comuns, mas se tiverem disciplina e foco conseguem aprender magia.

Feiticeiros não, eles têm o dom da magia dentro de si, seja de uma linha mágica ancestral, ou de algum evento quando eram bebês, como por exemplo, a bênção de uma Dríade ou outro ser mágico.

Feiticeiros em grupo de aventureiros, podem ser suportes e/ou atacantes, como tem uma gama enorme de magias, não fique preso apenas na Bola de Fogo.

Características e habilidades

Feiticeiros tem como características principais Carisma, que usa para suas magias e perícias sociais, e CONSTITUIÇÃO, muito importante para os testes de concentração de magia e para dar uns pontos de vida extras. Como todas as habilidades do Feiticeiro são voltadas para magias, é muito importante que você foque em Carisma para tirar o melhor proveito.

Feiticeiros tem o d6 com dado de vida, o menor entre os conjuradores e suas resistências são Carisma e Constituição.

No nível 1 Feiticeiros recebem suas Magias Iniciais, Truques e Origem da Feitiçaria, que descreve a fonte do seu poder mágico inato, essa característica é o que difere um Feiticeiro de outros.

O manual do jogador te dá duas opções:

  • Linhagem Dracônica: Como o nome já diz, seu poder vem os dragões. Você deve escolher a cor do seu ancestral dragão. Cada cor de dá um tipo de resistência e tipo de dano do sopro. Você recebe escamas de dragão, uma habilidade muito forte, te dando uma CA = 13 + modificador de Destreza. Você ganha habilidades de poder mudar o dano de sua magia, para o dano da sua cor de dragão, asas de dragão e presença dracônica.
  • Magia Selvagem: Sua magia vem do caos selvagem. Você ganha a habilidade de surto de magia, em que o mestre rola dados para eventos aleatórios. Habilidades de sorte, e controle sobre o caos.

No nível 2 você ganha Fonte de Magia, você recebe pontos de feitiçaria, e pode criar espaços de magia com esses pontos, ou trocar seus espaços de magias por pontos de feitiçaria.

No nível 3 você recebe sua habilidade mais forte, METAMAGIA, que amplifica suas magias. Você pode gastar seus pontos de feitiçaria para modificar suas magias, como duração, velocidade, alcance, deixá-las mais poderosas entre outros.

No nível 20 Feiticeiros podem recuperar 4 pontos de feitiçaria com um descanso curto.

Pontos fortes

Suas magias, sem dúvida. Aliado à sua habilidade metamágica pode ser um dos conjuradores mais fortes do D&D. Com altos valores de Carisma suas perícias sociais pode ser de grande ajuda para o grupo.

Pontos fracos

Feiticeiros tem suas perícias bem limitadas, e algumas características como Força, Inteligência e Sabedoria tem valores baixos, o que dificulta um pouco o feiticeiro na hora da exploração, principalmente em níveis mais baixos, quando você não tem muitas magias para usar. No geral tudo que o Feiticeiro não puder destruir, ou resolver com magia é um fraco para ele.

Otimização do feiticeiro

Raça

Como seu poder vem dos seus ancestrais, Feiticeiros pode ser de qualquer raça, mas, como queremos tirar o melhor proveito, escolhas raças que dão bônus de +2 em carisma como Meio-Elfo, Tiefling ou Humano Variante. A diferença para as demais classes é que o Feiticeiro é muito dependente de Carisma, para seus ataques mágicos e a CD de suas magias.

Antecedente

Geralmente não faz muita diferença, escolha um que tem uma lista de perícias mais favorável ao seu estilo de jogo, Forasteiro ou Órfão são uma boa escolha, já que o poder de um feiticeiro geralmente é descoberto em alguma tragédia, que cause a morte dos seus pais ou a destruição da sua vila ou cidade. Herói do Povo também se encaixa bem, em algum determinado momento você usou seus poderes e salvou a sua vila.

Dicas de talentos

Adepto Elemental é muito forte, você pode combinar com sua habilidade de trocar o tipo de dano da sua magia, então, seus alvos não terão mais resistência à suas magias destrutivas. Atirador de magia, para melhorar o alcance de suas magias e de quebra ainda te dá um truque extra, de preferencia para truques de Bruxo ou Bardo que usam o carisma para a Conjuração.

Dicas de magia

ALERTA!!! Se você pretende destruir todos os seus inimigos com magia, você escolheu a classe certa. No geral escolha magias que causem dano em área, com Metamagia seletiva, você pode acertar apenas seus inimigos, de preferencia para magias variadas, para você possa sobreviver a qualquer tipo de adversidade.

Um combo muito poderoso é usar o truque Rajada Mística (você consegue com o talento Atirador de Magia, ou fazendo multiclasse com Bruxo) combinado com Metamagia acelerada e duplicada, em níveis mais altos a Rajada Mística da 4 raios, acelerada (conjura como ação bônus) e duplicada, e a conjuração normal duplicada, você está conjurando 16 raios, ou seja, 16d10 de dano, caso opte por multiclasse com Bruxo, ele possui uma magia que chama Bruxaria, cada vez que você acerta um alvo, você causa 1d6 de dano extra.

Por fim uma habilidade do Bruxo te permite somar o Carisma no dano da Rajada Mística. Supondo que você tenha Carisma 16, +3 de modificador e conjurando Bruxaria um turno antes, você consegue chegar em 16d10 + 16d10 + 48 de dano em uma rodada. Em média você causa 152 de dano, em um cenário favorável que você acerte todos os ataques.

Builds diferenciadas

Dessa vez não vamos falar de regras, mas sim, de interpretação. Caso o mestre permita, você pode escolher o antecedente Nobre, de um reino governado por dragões e o seu personagem será um príncipe mestiço entre uma mãe humanoide e um pai dragão.

Dicas de interpretação

Como já falamos acima, o Feiticeiro não tem um padrão, ou uma cara como a maioria das outras classes, mas ele tem um imenso poder bruto e está lutando para controla-lo, então use isso. Uma outra dica é trabalhar o backgroud do personagem, de onde vem os poderes, como ele descobriu, geralmente essas coisas vão moldar o caráter do Feiticeiro por toda a vida.

Por exemplo, quando sua aldeia é atacada por orcs, e tudo é incendiado, e você sai ileso no outro dia, isso pode ser indícios que seu ancestral seja um dragão vermelho ou dourado. Então use isso na sua interpretação. E para finalizar de uma pitada de mistério, ninguém precisa saber que seu pai é um dragão.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado.

×