Guerreiro - guia de classe - D&D 5e | RPGMaisBarato
/BLOG

Guerreiro - guia de classe - D&D 5e

Dicas Resenhas D&D
publicado 14 de Novembro de 2018

Ei Mestre! Hoje vamos falar de Guerreiros, simples e complexos. Um excelente combatente, que pode usar inúmeros estilos de lutas diferentes.

Quando se fala em Guerreiro o que vem à sua mente, é um personagem de armadura completa com uma espada e um escudo, certo? Esse é um exemplo, mas, existem outros tipos de guerreiros, como Arqueiros, Cavaleiros, Lanceiros, Lutadores Desarmados, com ou sem Armadura, combatentes com uma ou várias armas, etc.

No geral, o Guerreiro é um especialista em combate. Note que acima eu citei alguns estilos de Guerreiros, que também podem ser feitos com outras classes, mas, Guerreiros têm uma particularidade que é foco maior em combate, por exemplo: um Arqueiro Patrulheiro tem magias e outras habilidades, enquanto o Arqueiro Guerreiro tem seu foco em combate com arco e melhorias nas rolagens no uso dessa arma.

Características e habilidades

Guerreiros têm como características principais Força ou Destreza, que são usadas como a base do seu dano. Pense em qual tipo de arma seu Guerreiro vai usar, armas corpo-a-corpo ou à distância? Depois de escolhido de prioridade a uma das duas e a outra você pode colocar o menor valor, a menos que você queira ser um bom atacante corpo-a-corpo e à distância, mas eu não recomendo muito.

A segunda opção de característica é Constituição que serve para melhorar seus pontos de vida e resistir a efeitos nocivos, já que o Guerreiro é um combatente de linha de frente. Inteligência também pode ser útil, porque tem um arquétipo de Guerreiro que tem acesso a magias, então ele precisa de Inteligância, para conjurar suas magias.

Obs.: Já falei muito isso, se você quiser destruir todo mundo com magia, peguei uma classe como Feiticeiro ou Bruxo.

Guerreiros têm o d10 como dado de vida, um excelente dado de vida, e suas resistências são Força e Constituição.

No nível 1 Guerreiros recebem Estilo de Luta, uma característica que vai te dar bônus específicos para um tipo de combate, como arquearia, armas grandes, duas armas e outros. Você também ganha Retomar o Fôlego, muito útil nos primeiros níveis. Com essa habilidade você gasta uma ação bônus e recupera um pouco de seus pontos de vida.

No nível 2 você ganha Surto de Ação, uma habilidade muito forte, você ganha uma ação bônus extra e pode usar para atacar, e, recupera ela com um descanso curto.

No nível 3 você recebe seu Aequétipo, que vai definir qual tipo de Guerreiro você vai ser daqui pra frente. São eles:

  • Campeão: Um guerreiro Atlético, e que causam muito dano. O Campeão melhora a margem de crítico de suas armas, recebe um estilo de luta adicional e no 18 nível recupera pontos de vida no começo de cada turno.
  • Cavaleiro Arcano: são Guerreiros que conjuram magia arcana. São capazes de conjurar magias até o 4º Nível. Recebe uma habilidade de invocar uma arma quando quiser, e habilidades de atacar no mesmo turno que conjuram algumas magias.
  • Mestre de Batalha: O mais complexo de todos. Recebem Superioridade de Combate, você recebe uma quantidade de dados, algumas manobras especiais que podem ser usadas gastando esses dados por dia. Você ganha proficiencia com Ferramentas de Artesão e pode obter informações sobre os oponentes, analisando eles por um minuto.

No nível 5 você recebe Ataque Extra, que combinado com seu surto de ação pode gerar até três ataques em um turno.

No nível 6 e 14 diferente das outras classes, o Guerreiro ganha um Incremento no Valor de Habilidade. Muito forte se o mestre permitir o uso de talentos na campanha, pois você pode aumentar suas características ou escolher um talento.

No nível 9 você aprende Indomável. Com essa habilidade. você pode rolar novamente um teste de resistência em que tenha falhado.

Pontos fortes

Gerreiros são personagens versáteis e com uma gama enorme de habilidades, o que deixa o seu Guerreiro único. Os pontos mais fortes são suas capacidades combativas na linha de frente, causando muito dano com seus dados de superioridade ou até mesmo lançando magia enquanto ataca.

Pontos fracos

Guerreiros tem suas perícias bem limitadas, e como geralmente estão usando armaduras pesadas, sua mobilidade e furtividade são bem ruins. Como Sabedoria vai ter um valor baixo, suas capacidades perceptivas também são ruins. Quando montar seu personagem tome cuidado, se ele for focado em força, tenha algum jeito de atacar à distância, isso pode ser fatal. Combater com criaturas que voam ou atacam à distância se você não tiver um plano B vai te tornar um alvo fácil.

Otimização do guerreiro

Raça

Se seu foco é combate, então a raça não faz muita diferença. Escolha uma raça que melhore suas principais caracteristicas como Anão da Montanha, Draconato ou Meio-Orc para Guerreiros Focados em Força, Alto Elfo ou Gnomos para Cavaleiros Arcanos focados em Destresa.

Antecedente

Boas opções são: Soldado, Nobre, Herói ou Artesão da Guilda, mas escolha um antecedente que te dê alguma habilidade extra.

Dicas de talentos

Foque em coisas que melhorem seu estilo de combate, talentos de armas como Expecialista em Briga e BestaMestre de Armas, Armas Grandes e Escudo. Talentos de Combate como Adepto Marcial, vão ter dar dados de superioridade e acesso a manobras se você não tiver. Ambidestro, se você for combater com duas armas. Atirador Aguçado, se for atacar à distância. Combate Montado, se for um cavaleiro, e Alerta, que dá um bônus em iniciativa.

Opções de multiclasse

O Guerreiro tem muitas opções para a Classe dele, mas você pode optar em aprimorar outra classe atacante, como Bárbaro, Ladino, Paladino ou Patrulheiro. Pode ser combinado com Clérigos da Guerra ou Bruxo com pacto da Lâmina.

Dicas de interpretação

Guerreiros são resilientes e disciplinados, imagine um militar ou algo assim, mas que treinou muito desde cedo. Independente da sua tendência, o guerreiro sempre vai ficar calmo em momentos de perigo, no geral, em combate eles se prepararam a vida toda para isso.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado.

×