Ladino - guia de classe - D&D 5e | RPGMaisBarato
/BLOG

Ladino - guia de classe - D&D 5e

Dicas Resenhas D&D
publicado 15 de Dezembro de 2018

Ei Mestre! Hoje vamos falar do mestre da furtividade e mão leve, isso mesmo o Ladino. Na verdade, o Ladino é um mestre em perícias no geral, começando com mais treinadas do que qualquer outro personagem.

O que aparente é que Ladinos são apenas personagens assassinos maus, ou caóticos trapaceiros, mas não é verdade, eles podem ser investigadores ou exterminadores honrados, ajudando e protegendo outras pessoas mais fracas.

 

 

Características e habilidades

Habilidades

Ladinos tem como habilidades chave:

  • Destreza: que é usado para perícias como Furtividade e Acrobacia.
  • Inteligência: caso você decida usar a perícia Investigação ou o Arquétipo Trapaceiro Arcano.
  • Carisma: caso você queira abusar de interações Sociais.

Dado de vida

Ladinos tem o d8 com dado de vida, uma melhora se comparado a edições anteriores de D&D quando era apenas d6.

Resistências

As Resistências nas quais ladinos são proeficientes são Destreza e Inteligência.

Progressão

Nível 1

No nível 1 de ladino você recebe Especialização, que te permite escolher duas perícias na qual seja proficiente e dobra o seu bônus naquela perícia. ATAQUE FURTIVO sua característica mais marcante, uma vez por turno você pode adicionar uma certa quantidade de d6’s ao dano, de um ataque que acertar contra uma criatura se:

  • Tiver vantagem na rolagem de ataque (no geral, atacar sem que o oponente te veja) usando uma arma de acuidade ou à distância
  • Não precisa ter vantagem no ataque se você estiver à 1,5 de distância do alvo.

E por fim, recebe Gíria de Ladrão, que um misto de dialeto, jargão e códigos secretos que permitem você passar mensagens secretas durante uma conversa sem que outros não entendam.

Nível 2

No nível 2 de ladino você ganha Ação Ardilosa, que permite você gastar uma Ação Bônus ao Invés de uma Ação comum para Disparada, Desengajar ou Esconder.

Nível 3

No nível 3 você recebe seu ARQUÉTIPO, que vai definir qual tipo de Ladino você vai ser daqui pra frente. Os arquétipos padrão de ladino são:

  • Assassino: Focado em tirar as vidas de outros. Recebe proficiência adicional com kits de Veneno e Disfarce. Assassinar você tem vantagens nas rolagens de ataque com quem ainda não agiu, e se essa criatura estiver surpresa você causa um crítico automático e mais pra frente fica ainda mais mortal. Você também ganha algumas habilidades de infiltração, que consegue criar uma identidade falsa.
  • Ladrão: Mestre na arte do furto. Você pode usar sua Ação Ardilosa para abrir uma fechadura ou usar um objeto. Você ganha algumas habilidades de movimento e vantagens em teste de Furtividade, e também vira um especialista em emboscadas. Por fim você pode usar qualquer item mágico que possui sem restrição de raça ou nível.
  • Trapaceiro Arcano: Você ganha habilidades de Conjuração da lista de magias do Mago, usando a Inteligência para determinar a CD e o bônus de ataque mágico. Você pode usar magias escondido dando desvantagens para seus oponentes e em níveis mais altos pode roubar conhecimento mágico de alvos.

Em outros suplementos de D&D 5e é possível encontrar outros arquetipos para ladino.

Nível 5

No nível 5 você recebe Esquiva Sobrenatural, você  pode gastar sua reação para reduzir o dano de um inimigo pela metade.

Nível 7

No nível 7 você recebe Evasão, quando você tiver que fazer um teste de Resistência de Destreza para reduzir o dano à metade, se conseguir passar no teste não toma nenhum dano, e se falhar toma apenas a metade do dano.

Nível 10

No nível 10 diferente das outras classes, o Ladino ganha um Incremento de Habilidade extra nesse nível.

Nível 11

No nível 11 sempre que fizer um teste de perícia qualquer resultado 9 ou menos se torna um 10.

Nível 14

No nível 14 se você for capaz de ouvir, você pode identificar criaturas escondidas ou invisíveis.

Nível 18

No nível 18 nenhuma jogada de ataque tem vantagem contra você.

Nível 20

No nível 20 você pode tratar uma falha em um teste ou jogada de ataque em um sucesso uma vez por descanso curto.

Pontos fortes

Sua capacidade de dobrar a proficiência em algumas perícias e a Ação Ardilosa, da ao Ladino uma enorme vantagem mecânica sobre outras classes. Suas habilidades de classe são muito fortes como Evasão e Esquiva Sobrenatural. E por fim, as especializações de seus Arquétipos garante muitas vantagens em missões como o crítico automático do Assassino e a mobilidade do Ladrão.

Pontos fracos

Acho que não tem, mas, Ladinos não são feitos para combate corpo-a-corpo direto, e se não puderem usar seu Ataque Furtivo, causam pouco dano por rodada, o que pode ser fatal.

Otimização do ladino

Raça

O foco maior é aumentar a Destreza o máximo possível. Escolha raças como Halfling Pés Leves que além de bônus na Destreza e Carisma tem o tamanho pequeno o que pode ser útil dependendo do arquétipo que você escolha. Alto Elfo, e Humano Variante são boas opções também. E por fim Meio-Elfo ou Tiefling para bilds mais alternativas.

Antecedente

Boas opções são, Charlatão para Ladinos focados em Interações Sociais, Criminoso ou Artesão da Guilda.

Dicas de talentos

No geral Ladinos têm boas habilidades de Classe, foque mais em aumentar sua Destreza o máximo que der. Mas, Alerta, que dá um bônus em iniciativa, é um talento extremamente necessário, principalmente para o arquétipo de Assassino. Você pode usar também Especialista em Besta e Atirador Aguçado, se for atacar a distância ou Ambidestro, se você for combater corpo-a-corpo, a ideia é usar um escudo e uma arma de Acuidade.

Opções de multiclasse

Ladino é uma classe bem completa, quero destacar apenas uma coisa, a Habilidade Assassinar, se você usar alguma classe que de bônus em dados, como manobras marciais ou a magia Bruxaria do Bruxo, são boas opções, as demais habilidades precisam de muitos níveis de Ladino o que não compensaria na conta final. Mas se você tem alguma ideia ai de multiclasse para Ladino deixa ai nos comentários.

Dicas de interpretação

Dependendo do seu tipo de Ladino, se for um Assassino solitário, evite muitas conversas mas fique atento a tudo que rola na mesa e tudo o que os outros falam, tente ser o mais estratégico possível. Se for um Ladino mais Social, gaste tempo com bons diálogos, não tenha preguiça, descreva bem suas ações e seja bem claro quanto as suas intensões no jogo, para que se possível o mestre foque mais na interpretação do que na rolagem de dados.

Bom, por hoje é isso. Espero que tenham gostado.

 

×