Saqueando Porto Sombrio - Aventura para 13ª Era - Download PDF | RPGMaisBarato
/BLOG

Saqueando Porto Sombrio - Aventura gratuita para 13ª Era

publicado 31 de Março de 2019

Saqueando Porto Sombrio é uma sequência de aventuras dos Contos da 13ª Era, composta por 5 aventuras encadeadas de 2 horas cada para personagens de 2º nível.

Saqueando Porto Sombrio - 13ª Era
Saqueando Porto Sombrio - 13ª Era

Baixar PDF

Confira a seguir uma sinopse sobre a aventura (o texto abaixo foi retirado do próprio suplemento).

Porto Sombrio

A cidade de Porto Sombrio é um elemento bastante importante nesta aventura. Mais do que em qualquer aventura anterior, a cidade aqui retratada aparenta ser um personagem por si só: um vasto PdM feito de madeira e pedra, névoas noturnas e chaminés fumacentas, traição e intriga. Ao invés de oferecer um mapa completo da cidade, uma lista de PdMs e afins, fornecemos dicas para criar a atmosfera da cidade.

Ao longo da aventura serão disponibilizados rumores de acontecimentos da cidade; alguns têm conexão com a história, mas a maioria não. Estes rumores podem ser utilizados como fonte de ideias para PdMs, aventuras paralelas e conversas entreouvidas nas tavernas. Se quiser personalizar a aventura criando seus próprios rumores ao invés de usar os sugeridos, siga em frente. A ideia de 13ª Era é providenciar as ferramentas para que você crie o jogo que quiser.

Também incluímos mapas de alguns distritos de Porto Sombrio, como o Distrito Portal do Vale, o Santuário da Virgem e a Passagem dos Magos. Os mapas são vagos e os locais definidos apenas por rumores, são dicas para sua imaginação e não instruções literais com nomes de ruas. Se você tiver suas próprias ideias para os distritos de Porto Sombrio, use-as; se tiver vontade de incluir lugares imaginários de sua criação, não pense duas vezes.

Deixamos de incluir certas informações de propósito. Quem governa Porto Sombrio? Um duque, um conselho, um governante apontado pelo império, uma aliança de guildas, ou será que não há uma autoridade central? A decisão é sua. Será que Porto Sombrio é uma cidade de ladrões ou apenas um local seguro para eles no meio de um povo mais atento à lei? Você escolhe. Porto Sombrio é uma metrópole imensa ocupando uma ilha inteira ou apenas um agrupamento caótico de ruas nas margens de uma baía? Conte-nos, e não esqueça de contar a seus jogadores.

Dicas para o jogo

Cada jogo de 13ª Era é diferente porque as singularidades e antecedentes dos personagens em grupos separados serão diferentes. O plano aqui é ter jogadores capazes de encontrar e tomar parte dos jogos da 13ª Era pelo mundo com uma continuidade na história. Isto irá requerer que você, Mestre, esteja sempre de prontidão, mas temos certeza de que você dará conta do recado. Este documento lhe dá seis capítulos de aventura para serem jogadas em seis semanas, e dicas de como narrar as aventuras.

O jogo organizado para 13ª Era é um pouco diferente do que você já possa ter visto. Este suplemento dá as ferramentas para criar uma série de capítulos de aventuras que irão destacar as coisas mais legais de 13ª Era (Singularidades, Antecedentes, Relações com Ícones). Você precisará de cerca de 2 horas por sessão.

×