A origem dos Dados de RPG | RPGMaisBarato
/BLOG

A origem dos Dados de RPG

publicado 18 de Abril de 2018

História

A origem dos dados

Escavações feitas na Ásia mostram que provavelmente os dados tiveram sua origem lá. Mais precisamente na Índia, onde foram encontrados em escavações feitas nas regiões de Kalibangan, Lothal e Ropar, dados com datação de aproximadamente 2000 a.C.

Um dos dados mais antigos que se tem conhecimento foi encontrado em escavações realizadas no sítio arqueológico Shahr-i Sokhta, que está localizados no sul do Irã. O dado era parte de um jogo de Gamão, e tem mais de cinco mil anos de idade. Acredita-se que o jogo, juntamente com o dado, foi trazido da Índia.

No Egito, dados com datação de 2000 a.C. também já foram encontrados em tumbas. Na Índia, registros no manuscrito Mahabharata indicam dados com mais de dois mil anos.

Os dados na Roma e Idade Média

Os dados também aparecem com grande força em Roma. Lá, era comum os dados serem usados como passa-tempos em jogos e apostas. Jogar dados valendo dinheiro era algo comum, e rendeu até algumas leis específicas para jogos com dados. Uma dessas leis inclusive garantia que uma pessoa que realizasse jogos desses tipos em sua casa não poderia ser punido, ainda que ele roubasse ou trapaceasse no jogo de dados. A popularidade desses jogos eram tão grandes, que existiam até jogadores profissionais.

Um dos imperadores romanos, Cláudio, era tão viciado pelo jogo de dados que sua carruagem era toda adaptada para que pudesse jogar enquanto se locomovia com ela.

Algumas pessoas acreditavam que os jogos de dados eram uma porta de entrada para o crime, e por essa razão houveram tentativas de restringir alguns aspectos, como os horários e locais em que se podia jogar.

Na Idade Média, os dados se ternaram um passatempo muito praticado pelos cavaleiros. Nesse período existiam inclusive escolas e guildas próprias para os jogadores de dados.

Dados no RPG

No RPG de mesa, também conhecido como tabletop RPG, os dados sempre foram parte fundamental do jogo. Sua importância e utilização varia ligeiramente de acordo com o sistema de RPG jogado. Graças aos dados poliédricos, os dados ganharam uma versatilidade muito grande, possibilitando uma combinação enorme de utilizações em diferentes RPGs.

Dados poliédricos

Como o nome já diz, os dados poliédricos são dados que possuem 4 (quatro) ou mais faces. Esses dados não são uma criação recente, e nem foram criados para a utilização exclusiva nos RPGs, como alguns acreditam.

Os dados pokiédricos já existem a centenas de anos, e já foram utilizados quase que exclusivamente por pessoas que praticavam adivinhações e outras práticas ocultas. O Museu Britânico possui em seu acervo alguns desses dados de múltiplas faces utilizados por civilizações antigas. Veja abaixo alguns desses dados.

Hoje em dia, esses dados de múltiplas faces são muito mais populares e utilizados em jogos de RPG, incluindo alguns jogos de cartas e tabuleiro também.

Dados e sistemas de RPG

Existem dezenas de sistemas de RPGs de Mesa diferentes, e cada um deles geralmente se baseia em dados específicos para a utilização das regras base de combate e testes em geral, muito embora, mesmo um sistema tendo um “dado principal”, de um modo geral eles se utilizam de diversos deles.

Um bom exemplo de utilização de dados no RPG é o Sistema d20, que foi criado a partir da 3ª (terceira) edição de D&D (Dungeons & Dragons). Nesse sistema, o dado principal utilizado para as rolagens de combates e testes é o d20, que é o dado com 20 lados.

Embora no caso do Sistema d20, o d20 seja o protagonistas entre os dados, os demais dados são muito importantes também, porém eles são mais situacionais. Por exemplo: um conjurador arcano tem como dado de vida o d4, e suas magias de dano geralmente utilizam também os dados de 6 lados.

Fonte: Museu BritânicoWikipédia

×